Páginas do Blog

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Newman, o Pastor

 



Este é o segundo de cinco textos dedicados a São John Henry Newman. No primeiro texto [1], foram abordados aspectos gerais da vida de Newman. Seguindo o trabalho feito pelo Padre Cornwell [2], o primeiro texto mostra um ser humano fascinante e complexo. Um pensador que para se colocar coerente em seu tempo escreve uma autobiografia, explicando as razões de sua conversão do Anglicanismo para o Catolicismo [3].

Neste texto, apresenta-se outra característica de Newman: o ser pastor. Mesmo reservado, Newman possuiu vida intensa nas comunidades e paróquias pelas quais passou. Era um homem que se envolvia de modo intenso nas alegrias e tristezas de seu povo, cuidadoso com a coletividade.

No momento atual da pandemia, esta posição de Newman parece-nos uma importante inspiração para que não nos deixemos nos acomodar em nossas zonas de conforto e, ao contrário, participemos das alegrias - milagres e recuperações da Covid-19, bem como, das tristezas - milhares de solitários velórios por todo mundo.

Peter Cornwell foi vigário da antiga igreja em Oxford: a igreja da Universidade dedicada a Santa Maria Virgem. A presença contemplativa de Newman pairava ainda no local. Bastava abrir o livro de batismo ou os registros de sepultamento e lá se via com grande frequência a elegante assinatura de Newman, evidência do envolvimento de Newman nas alegrias e tristezas de seu povo. Ainda mais comovente, foi observar muitas de suas assinaturas em óbitos de bebês e crianças, indícios também do trabalho pastoral que Newman realizava.

Foi a partir desse contato humano que surgiram os mais famosos de seus sermões, que atraíam multidões, de jovens e velhos. As homilias de Newman eram comunicadas sem dramaticidade tanto na sua forma quanto no seu conteúdo. Na pregação não utilizava de excessiva gestualidade nem mesmo apelava para recursos teatrais. Havia um cuidado quanto ao essencial. As homilias de Newman eram cuidadosamente preparadas, elegantemente trabalhadas e comunicadas com voz tranquila. O resultado: assembleias capturadas porque o pregador tinha como tema central a evidência de Deus que nos toca nos detalhes da vida cotidiana.

Newman acreditava no que ele chamava de ‘comunicação reservada’ da fé.  Por esta comunicação, Newman não enfatizava uma oratória rígida, mas ao contrário, a sensibilidade e a delicadeza ao lidar com pessoas. A 'luz gentil' da verdade arrasta. Sempre se deveria lembrar que, segundo a Igreja, a autoridade mais alta de todas é a "consciência", que é "o vigário nativo de Cristo".

Como exemplo, apresenta-se partes de uma de suas meditações, escrita em 27 de setembro de 1856, “A Short Road to Perfection” [4].

Um caminho para a perfeição: a rotina do dia

É o dizer dos homens santos que, se desejamos ser perfeitos, não temos mais nada a fazer do que cumprir bem as nossas obrigações diárias. Um caminho curto para a perfeição - curto, não porque fácil, mas, porque pertinente e inteligível. Não existem caminhos fáceis para a perfeição, mas certamente há formas de se chegar à perfeição. 

Penso que esta é uma instrução que pode ser de grande utilidade prática para pessoas como nós. É fácil ter ideias vagas do que é a perfeição, que serve bem o suficiente para falar, quando não pretendemos atingi-la; mas assim que uma pessoa realmente deseja e começa a procurá-la, fica insatisfeita com tudo, menos o que é tangível e claro, e constitui algum tipo de orientação para a prática.

 Devemos ter em mente o que se entende por perfeição. Não significa nenhum serviço extraordinário, nada fora do caminho, ou especialmente heroico - nem todos têm a oportunidade de atos heroicos, de sofrimentos -, mas significa o que normalmente significa a palavra perfeição. Por perfeito, entendemos aquilo que não tem defeito, aquilo que é completo, aquilo que é consistente, aquilo que está em boa condição - queremos dizer o oposto de imperfeito. Como sabemos bem o que imperfeição no meio de serviços religiosos, sabemos pelo contraste que se entende por perfeição. Uma pessoa é perfeita, então, quando faz o trabalho do dia perfeitamente, e não precisamos ir além disso para buscar a perfeição. Você não precisa sair da rotina do dia.

Notas :

1.https://ncluxmundi.blogspot.com/2020/07/sao-john-henry-newman.html

2.https://thepapalvisit.org.uk/home/cardinal-newman/newman-podcasts/

3.http://www.newmanreader.org/works/apologia/index.html

4.http://www.newmanreader.org/works/meditations/meditations8.html#shortroad

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário