Nos Solilóquios, Agostinho escreve: “Razão: mas eu te pergunto: por que desejas que os homens que tu amas vivam junto contigo? Agostinho: para procurar juntos em plena concórdia a nossa alma e Deus. Assim será fácil para quem encontrou primeiro a verdade conduzir os outros sem dificuldade” [1].
terça-feira, 24 de julho de 2018
segunda-feira, 23 de julho de 2018
A amizade como fenômeno humano supremo
“Em nossa convivência humana tão cheia de erros e de sofrimentos podemos ser confortados somente pela fé não simulada e pela solidariedade dos verdadeiros amigos” (Agostinho, Cidade de Deus, 19,8).
O maior tesouro da vida é ter amigos. Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro diz o Eclesiastes (6, 14). Uma pesquisa de Harvard que acompanhou um grupo de pessoas durante 75 anos descobriu exatamente isso, ao mostrar que a felicidade e a saúde física e mental estão na qualidade das nossas relações pessoais, e não no dinheiro ou nos bens e talentos que alguém possa possuir [1]. Quem criou laços fortes com outros seres humanos é mais feliz e tem mais saúde. Ou seja, amar e ser amado, ter amigos, é o que traz maior felicidade à vida.
O que é a amizade?
Marcadores:
Agostinho,
amizade,
Ana Lydia Sawaya,
Aristóteles,
Cícero,
Epicuro,
felicidade,
Pitágoras,
Platão,
Robert Waldinger,
Sêneca,
Sócrates,
Zenão
sábado, 14 de julho de 2018
O encontro
Naquele tempo, João estava de novo com dois de seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: 'Eis o cordeiro de Deus'.Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: 'O que procurais?' Eles disseram: 'Rabi, onde moras?' Jesus respondeu: 'Vinde ver'. Foram pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde.André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. Ele foi logo encontrar seu irmão Simão e lhe disse: 'Encontramos o Messias'. Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: 'Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas'. (Jo 1,35-42)
Assinar:
Postagens (Atom)