Nascido em 16 de outubro de 1948, em São Paulo, faleceu na última quarta-feira, dia 19 de outubro de 2016, às 02h26min, no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo SP, o artista sacro Cláudio Pastro. O velório e o enterro aconteceram, no mesmo dia, no cemitério do Mosteiro Nossa Senhora da Paz, em Itapecerica da Serra/SP.
Cláudio Pastro, que estudou arte na Abbaye Notre Dame de Tournay (França), no Museu de Arte Sacra da Catalunha (Espanha), na Academia de Belas Artes Lorenzo de Viterbo (Itália), na Abadia Beneditina de Tepeyac (México) e no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, é considerado, por especialistas em arte sacra, no Brasil e no exterior, o brasileiro, atualmente, mais expressivo nessa área. Realizou diversos trabalhos em países como Itália, Alemanha, França e Espanha. No Brasil, também deixou sua marca em capelas, igrejas, catedrais, mosteiros e escolas, em projetos arquitetônicos, pinturas, vitrais, azulejos, altares e peças litúrgicas. Mas, certamente, seu trabalho mais importante, no país, teve início no ano 2000, quando assumiu a reforma da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte/SP. Grande devoto da espiritualidade beneditina, Pastro era, inclusive, oblato dessa ordem religiosa. E, desde 2015, era integrante do Núcleo Cultural Lux Mundi.
Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo emitiu uma nota de pesar sobre o falecimento do artista:
Claudio Pastro deixa um legado incomparável de arte sacra. Seus dons artísticos, somados à profundidade teológica e espiritual, faziam reluzir em suas obras o que de mais genuíno há na espiritualidade cristã. Pela arte, evangelizou; como leigo consagrado, ligado à vida contemplativa e à regra de São Bento, contribuiu largamente com seu testemunho de dedicação e amor para a evangelização da Igreja [1].
Notas:
Aprendi a conhecê-lo e a admirá-lo com você Kerr, mas depois aprendi a reconhecê-lo como maravilhoso pintor que foi!!! Descanse em paz! Vá embelezar mais ainda o céu!!!
ResponderExcluir