terça-feira, 29 de setembro de 2015

Jesus continua a percorrer as nossas ruas

[*]
 
Em sua última viagem apostólica, o Papa Francisco, na Missa  celebrada no Madison Square Garden, em New York, entre outras coisas, falou sobre o desafio de viver nas grandes metrópoles, em tempos de multiculturalidade. Propomos um pequeno trecho de sua homilia.

"Viver numa cidade é algo bastante complexo [1]: um contexto multicultural, com grandes desafios não fáceis de resolver. As grandes cidades recordam-nos a riqueza escondida no nosso mundo: a variedade de culturas, tradições e histórias. A variedade de línguas, roupas, comida. As grandes cidades tornam-se polos que parecem apresentar a pluralidade das formas que nós, seres humanos, encontramos para responder ao sentido da vida nas circunstâncias em que nos achávamos. Por sua vez, as grandes cidades escondem o rosto de muitos que parecem não ter cidadania ou ser cidadãos de segunda categoria. Nas grandes cidades, sob o ruído do tráfego, sob o 'ritmo das mudanças', permanecem silenciadas as vozes de tantos rostos que não têm 'direito' à cidadania, não têm direito a fazer parte da cidade – os estrangeiros, seus filhos (e não só) que não conseguem a escolaridade, as pessoas privadas de assistência médica, os sem-abrigo, os idosos sozinhos – postos à margem das nossas ruas, nas nossas calçadas em um anonimato ensurdecedor. E começam a fazer parte de uma paisagem urbana que lentamente se torna natural aos nossos olhos e, especialmente, no nosso coração.
Saber que Jesus continua a percorrer as nossas ruas, misturando-Se vitalmente com o Seu povo, envolvendo-Se e envolvendo as pessoas numa única história de salvação, enche-nos de esperança, uma esperança que nos liberta daquela força que nos impele a isolar-nos, a ignorar a vida dos outros, a vida da nossa cidade. Uma esperança que nos liberta de 'ligações' vazias, das análises abstratas ou da necessidade de sensações fortes. Uma esperança que não tem medo de inserir-se, agindo como fermento, nos lugares onde temos que viver e atuar. Uma esperança que nos chama a entrever, no meio do 'smog', a presença de Deus que continua a caminhar na nossa cidade. Porque Deus está na cidade."
 
Notas:
[*] Foto retirada do site do Vaticano.
[1] O texto completo da Homilia do Santo Padre está disponível, em português, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário