quinta-feira, 16 de junho de 2016

Comida e felicidade


A filosofia grega nos diz que a felicidade se alcança pela virtude e que a pessoa boa é feliz e quem faz o mal é infeliz. A tradição cristã afirma algo semelhante, ao dizer que a consciência tranquila leva à felicidade e que o estado permanente de quem é feliz é a paz. “A paz de Cristo esteja sempre com todos vocês” dizia sempre São Paulo. Nas Bem-Aventuranças, Jesus revela que a condição para ser feliz não é ter uma vida fácil e tranquila, mas ao contrário, a experiência de felicidade é ainda mais evidente em meio às tribulações que sofrem aqueles que são bons, puros de coração, honestos, justos, e por isso choram, são rejeitados, insultados, odiados (pelos que não são felizes...). Em linhas muito breves, este é de acordo com Sócrates, Platão, Aristóteles e toda a tradição bíblica o caminho para ser feliz.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Crime não escolhe classe


No último dia 6 de junho, o jornal O Estado de São Paulo publicou, em sua sessão "Opinião", um texto do jornalista Carlos Alberto di Franco, intitulado "Crime não escolhe classe". O autor, partindo de uma discussão sobre o "mapa do crime", afirma que, na verdade, é preciso buscar sua causa e uma solução para ele, ao invés de continuar insistindo na mera constatação sociológica de sua presença neste ou naquele extrato da vida social. Propomos a leitura desse artigo como um subsídio a mais para se pensar o tema que propusemos em nosso último post - "Educação para a liberdade: um desafio para o Brasil".
Por Carlos Alberto di Franco
Engana-se quem pensa que tráfico de drogas é exclusividade dos morros, das favelas e das periferias excluídas. Crimes, vandalismo, espancamento de prostitutas, incineração de mendigos, consumo e tráfico de drogas despertam indignação e perplexidade. O novo mapa do crime transita nos bares badalados, vive nos condomínios fechados, estuda em colégios e universidades da moda e desfibra o caráter no pântano de um consumismo descontrolado. Frequentemente, operações policiais prendem jovens de classe média vendendo ecstasy, LSD, cocaína, maconha. Segundo a polícia, eles fazem a ligação entre os traficantes e os vendedores de drogas no ambiente universitário.

sábado, 4 de junho de 2016

Educação para a liberdade: um desafio para o Brasil

 [*]

Dando continuidade à reflexão acerca dos caminhos para uma renovação política do Brasil, gostaríamos hoje de focar sobre a importância da educação. Renovar a educação brasileira não é apenas uma questão quantitativa, apesar de ser evidentemente essencial assumir questões como, por exemplo, a digna remuneração econômica do corpo docente e a disponibilização de estruturas condignas para a instrução. Renovar a educação é também uma questão de qualidade: que tipo de educação o país está propondo para as novas gerações? Por exemplo: trata-se de uma educação tecnicista e exclusivamente voltada à capacitação de habilidades e competências visando o mercado de trabalho? Ou ainda, que tipo de conteúdos proporcionamos para esta formação através dos professores, currículos e manuais escolares?