terça-feira, 20 de novembro de 2018

Gerado por uma civilização cristã

Traduzimos o Spirto Gentil sobre os Prelúdios para piano de Rachmaninov. Nesse texto, Luigi Giussani afirma que o que cria uma sociedade nova é o pertencimento a um povo e que “a caridade é matriz de cultura”.




sexta-feira, 9 de novembro de 2018

O legado de Giovanni Falcone e de Paolo Borsellino


Sérgio Moro afirmou recentemente estar se inspirando na figura do juiz italiano Giovanni Falcone. Os comentários sobre esta afirmação nos jornais nacionais, como a Folha e o Estadão têm sido frequentes. Alguns associaram a atuação do magistrado siciliano à operação Mãos Limpas (chamando Falcone de “juiz das Mãos Limpas”, por exemplo O Estado de São Paulo dia 5 de novembro). Trata-se de erro grosseiro: talvez devido ao desconhecimento da história recente da Itália e de informações imprecisas a respeito, veiculadas pelo espanhol El Pais (que também se referiu a Falcone nos mesmos termos).

terça-feira, 6 de novembro de 2018

Bem comum


Fernando Gabeira, em artigo no Estado de São Paulo do dia 04 da novembro de 2018, cita uma discussão proposta no livro The Once And Future Liberal After Identity Politics (2016) de Mark Lilla: segundo Gabeira, "Lilla considera um erro a fixação nas lutas identitárias porque elas afastam um pouco as pessoas dos temas mais amplos, que envolvem o bem comum. As pessoas mergulhadas nessas lutas têm tendência menor a defender temas nacionais, sair para uma conversa nas ruas sobre o que ele chama o bem comum". Gabeira afirma ser este um fator de grande peso no que diz respeito a ultima eleição brasileira: "também na minha crítica ressaltava a ausência da ênfase no bem comum, só que nos meus textos não usava essa expressão, mas a adesão a um projeto nacional". E afirma a necessidade de "um tempo de reflexão, estudos e debates".