quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

A Importância da Liturgia para as comunidades leigas - 1



A inevitabilidade da experiência religiosa

Eu acho que o homem é religioso como é bípede. Tem Deus no começo e no fim. No meio fica a gente esperneando. Se espernear de acordo, isto é, com sinceridade, esbarra NELE, não tem conversa. Adelia Prado – Solte os cachorros1
Como diz Adelia Padro, não é possível separar o ser humano da experiência religiosa, porque até o ateísmo, do ponto de vista gnosiológico, é uma experiência que pertence ao âmbito da experiência religiosa (Arendt, 2013)2.
Bonaccorso no seu livro Celebrar a Salvação (1996)3 diz que “a existência humana se suspende entre o real e o imaginário, a posse e o desejo, a conquista e a esperança, o passado e o futuro, a decisão e a dúvida; nunca pertence a um só lado, nem pode ser planificada segundo um modelo que elimine completamente a ambiguidade”, uma vez que a sua dinâmica é polar.
O ser humano tem necessidade para viver e não morrer desesperado, de ter sempre à mão a possibilidade de abrir uma janela sob o horizonte que está fora e além da sua vida quotidiana, onde pode ver o transcendente, isto é, aquilo que é bom, belo e verdadeiro para ele. Ninguém acorda de manhã e diz: ‘tudo aquilo que desejo verdadeiramente hoje é sofrer e ver coisas feias’. Se isto fosse verdadeiro, a depressão não existiria. Dostoevskij diz justamente no seu livro Os Demônios4:
Minha imortalidade é indispensável, porque Deus certamente não desejará cometer uma injustiça e extinguir completamente o fogo do amor por ele, aceso em meu coração. E o que é mais precioso que o amor? O amor é superior à existência, é a coroação da existência, e como é possível que a existência não esteja sujeita a ele? Se comecei a amá-lo e fiquei feliz com meu amor, como é possível que Ele me destrua e minha alegria se transforme em nada? Se Deus existe, eu também sou imortal! [...] Toda a lei da existência humana reside apenas no fato de que o homem sempre pode se curvar diante do infinitamente grande. Se os homens fossem privados do infinitamente grande, não poderiam mais viver e morreriam em desespero. O infinito e o imenso são igualmente indispensáveis ao homem, tanto quanto este pequeno planeta em que ele habita.

Como exprimir a experiência religiosa uma vez que esta é inevitável para viver?

Se a experiência religiosa é uma constante em todas as culturas de todos os tempos, assim como uma certa experiência religiosa não pode ser excluída nem mesmo do ateísmo, é fundamental para nós cristãos a necessidade de expressar essa dimensão da vida de um modo adequado. Assim, a pergunta para nós católicos hoje e que se sucede à essa constatação é: “como” viver de modo persuasivo a experiência religiosa, uma vez que o modus operandi da liturgia, fortemente fixado no Concílio de Trento, se distanciou cada mais da realidade das sociedades modernas?
O distanciamento progressivo dos cristãos da língua latina, uma maior compreensão da importância da consciência individual e do respeito por ela, uma maior escolaridade e o reconhecimento do direito a essa que todo ser humano tem, a consequente disseminação da alfabetização e do direito de todas as pessoas de ler livros (particularmente a Bíblia), o crescente e imperativo desejo de relações humanas mais igualitárias e sinodais, o crescimento das grandes cidades e uma nova compreensão da importância e contribuição da dimensão feminina para a sociedade contemporânea. Tudo isto levou a uma mudança na forma de como vemos o ser humano, como vivemos as relações humanas na sociedade e, consequentemente, na forma de lidar com o Totalmente Outro.

A experiência religiosa como expressão litúrgica

Bonaccorso (1996) afirma que a experiência religiosa é incindível da celebração litúrgica. Explica em seu livro O Rito e o Outro (2001)5 que:
a inteligência humana age e se move em muitas direções, mas inevitavelmente permanece ancorada a uma origem distante no tempo, a uma ação primordial quase inatingível, a uma linguagem profunda cujas palavras são entendidas apenas no silêncio mais intenso. A fé, entendida como a "substância das coisas que se espera e prova daquelas que não se veem" (Heb 11,1), é uma coisa só com essa linguagem, com esse tempo e com essa ação. Acima de tudo, é atenta para encontrar, nos dias atuais da história, os tempos, as linguagens e as ações que possam anunciar as coisas esperadas e não vistas.
Portanto, o problema de como celebrar é muito importante. O grande liturgista S. Marsili afirmava que "a liturgia é uma coisa viva, mas frágil; morre nas mãos daqueles que não sabem tratar dela."
O mistério celebrado é sempre celebrado em uma comunidade. A comunidade celebrante é parte integrante do mistério que se celebra; pois a palavra de Deus cria a comunidade; fazendo-se carne, entra na comunidade; e se relaciona com a comunidade (Bonaccorso, 1996). "A liturgia é, portanto, a própria fonte da vida comunitária, uma vez que é a síntese original da relação fundadora" (Grillo, 2019)6.
Mas há uma pré-condição para cada celebração cristã, como explica o nº 9 do Sacrosantum Concilium: "Antes que os homens possam se aproximar da liturgia, eles devem ser chamados para a fé e se converter: 'Como eles poderiam invocar aquele em quem eles não acreditam ...'". E assim voltamos ao problema de como celebrar, porque é evidente que a profundidade da compreensão da experiência da fé e do conhecimento da história da salvação será decisiva na forma de celebrar; bem como a cultura, a percepção da beleza e o bem que cada comunidade vive.

Notas:
1. A. PRADO. Solte os cachorros, Coleção Sabiá, Lisboa, 2003.
2. H. ARENDT. Religione e Política, Feltrinelli Editore, Roma, 2013.
3. G. BONACCORSO. Celebrare la Salvezza, Lineamenti di liturgia, Edizioni Messaggero, Padova, 1996.
4. F. DOSTOEVSKIJ. Os Demônios.
5. G. BONACCORSO. Il Rito e L’Altro, La liturgia come tempo, linguaggio e azione. Libreria Editrice Vaticana, Città del Vaticano, 2001.
6. A. GRILLO. Dispensa del Corso Introduzione alla Liturgia STBI, Gennaio 2019.