sábado, 26 de maio de 2018

A Doutrina Social da Igreja: o princípio da personalidade


Dando continuidade à série de postagens sobre a Doutrina Social da Igreja (DSI), mais especificamente sobre os quatro princípios sobre os quais ela se fundamenta, trataremos hoje do princípio da "personalidade". Como vimos insistindo desde a primeira (leia aqui e aqui), é importante, às vésperas das Eleições de 2018, municiarmo-nos de critérios precisos para uma escolha entre os candidatos que se apresentarem definitivamente para este pleito.

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Santuário dos Mártires Coptas




Os corpos dos 20 mártires coptas decapitados em fevereiro de 2015 na Líbia pelo Estado Islâmico, "voltaram para casa" e foram colocados em um santuário - a "Igreja dos Mártires da fé e da nação" - construído para a ocasião na aldeia egípcia de Al-Our, na província de Minya, de onde vieram 13 das 20 vítimas (a vigésima primeira veio de Gana).
A igreja é impressionante, assemelha-se a uma grande catedral no deserto e foi financiada pelo presidente egípcio Abdel Fattah al-Sisi. As relíquias dos mártires, declarados santos pela Igreja Ortodoxa Copta, foram colocadas em uma caixa de madeira cercada por uma capa de veludo vermelho que leva o nome e a fotografia do santo.
O santuário é adornado com vários ícones pintados por dois artistas egípcios, Edmon Kamel e Hany Sawiris. O primeiro representa Jesus no trono encimado pelo verso do Apocalipse: "Eis que venho em breve, e a recompensa que dou está em minhas mãos, para retribuir cada um de acordo com suas obras". Outro representa Jesus com os 21 mártires.

terça-feira, 22 de maio de 2018

A responsabilidade política de cada um


É falsa a percepção de que cada um de nós não pode fazer nada como indivíduo ou é impotente para mudar nossa situação política [1]. Isso não é verdade! Vivemos um período em que existe uma grande oportunidade para se reconhecer a importância de bons políticos. 

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Mais um sacerdote assassinado nos últimos dias


Artigo do Osservatore Romano - Padre Mark Ventura, 37 anos, foi assassinado ontem nas Filipinas depois de celebrar missa em uma igreja nos arredores da cidade de Gattaran. Ventura estava abençoando as crianças e conversando com os membros do coral quando um homem que usava um capacete de motocicleta disparou alguns tiros contra ele antes de fugir. "Estamos chocados e incrédulos", disse o arcebispo Romulo Geolina Valles, presidente da Conferência Episcopal das Filipinas.

Perseguição aos cristãos na África


Massacre durante a missa em Bangui, na República Centro-Africana. Uma igreja católica foi atacada por um comando armado de granadas. Segundo a mídia local, há pelo menos nove mortos e dezenas de feridos. Na Catedral de Notre-Dame, de Bangui – segundo fontes locais e redes de informação religiosa – centenas de fiéis se reuniram para celebrar a fraternidade de São José. De repente, homens armados apareceram durante a missa e começaram a atirar granadas. Entre os mortos também havia um padre: Albert Toungoumale Baba (na imagem). O número de mortos e os feridos ainda é provisórios. A mesma igreja, na capital da África Central, já havia sido atacada em maio de 2014. A construção é muito próxima dos distritos do PK5, o enclave muçulmano, muitas vezes no centro dos confrontos.

O Estado, a ciência e o valor da pessoa: o caso de Alfie Evans


O pequeno Alfie Evans morreu no dia 28 de abril em Liverpool, depois de uma crise respiratória. No dia 9 de maio de 2016, Alfie Evans nasceu, em Liverpool, filho de Thomas e Kate James, na época respectivamente de 19 e 18 anos. Aos 14 de dezembro de 2016, a criança foi internada no Hospital Alder Hey devido a convulsões que lhe causavam sofrimento. Aos 3 de agosto de 2017, após meses de tentativas fracassadas de estabelecer um diagnóstico e consequente tratamento, os pais relataram que o hospital havia tomado a decisão de remover a ventilação por considerar a vida de Alfie de baixa qualidade. E aos 24 de agosto de 2017, Tom e Kate começaram a campanha do “Exército de Alfie”, procurando um hospital pronto para receber seu filho e um neurologista que pudesse fazer um diagnóstico. No dia 1 de dezembro de 2017, o hospital pediu à Corte Suprema para remover a ventilação. Para os médicos, “sua vida não faz sentido”... E aos 19 de dezembro, numa audiência pública na Divisão Familiar do Supremo Tribunal de Londres, o juiz Anthony Paul Hayden decretou que os aparelhos de ventilação artificial do Hospital deveriam ser desligados, pois segundo o Hospital Alder Hey o tratamento contínuo para a manutenção da vida “não seria do interesse de Alfie”. Os pais da criança, Tom Evans e Kate James lutaram em todas as instâncias do Judiciário para que o suporte artificial à vida de Alfie não fosse descontinuado e o bebê pudesse ser transferido para outro hospital, na esperança de ter sua condição diagnosticada com exatidão.  Mas médicos e juízes juntos sob o já citado pretexto de estarem agindo “no melhor interesse” de Alfie, decidiram dar ao menino, simplesmente uma sentença de morte. Não quiseram deixá-lo sair do hospital. Não quiseram fornecer a alimentação necessária para a sobrevivência da criança. Os juízes da Corte inglesa não aceitaram a oferta da Itália que concedeu a cidadania italiana a Alfie para que ele pudesse ser cuidado no Hospital Bambin Gesù em Roma. “No melhor interesse de Alfie”, assim justificaram. Nem sequer quiseram receber a Diretora do mesmo hospital que viajou para Liverpool afim de discutir com os médicos a possível transferência da criança.