terça-feira, 12 de junho de 2018

A Doutrina Social da Igreja: o princípio da subsidiariedade


Na sequência de nossas postagens sobre a Doutrina Social da Igreja (DSI), abordaremos, neste post, o princípio da subsidiariedade. É importante que, como cristãos católicos, estejamos bastante conscientes do conjunto de critérios fundamentais que a DSI pode representar para, nesse momento que, como nação, estamos passando, sermos capazes de uma decisão mais adequada no pleito eleitoral deste ano.

segunda-feira, 4 de junho de 2018

Para não nos esquecermos...


Hoje, dia 04 de junho de 2018, completam-se 29 anos que o exército chinês massacrou um movimento de cerca de um milhão de estudantes e operários que, por um mês, naquele ano de 1989, ocuparam a praça Tiananmen pedindo uma maior democracia e menos corrupção aos membros do Partido Comunista Chinês. Entre 200 e 2 mil  pessoas foram mortas a golpe de fuzil ou esmagadas pelos carros armados do exército; dezenas de milhares foram presas e condenadas como contra-revolucionários. E até hoje nenhuma justiça foi feita pelo regime, como diz uma carta enviada pelas mães dos estudantes mortos ao atual chefe de governo, Xi Jinping: "a tragédia do 4 de junho já é história, mas este desastre permaneceu sem solução e suas feridas ainda devem ser curadas".

Colocar Deus no centro da nossa vida...

Reproduzimos, abaixo, alguns trechos selecionados da homilia do Cardeal Robert Sarah, no último dia 21 de maio de 2018 - Dia de Pentecostes -, na Catedral de Chartres [1], na França. Apesar da referência àquele país, muito do juízo do Cardeal Sarah é muito útil para pensarmos o momento que vimos atravessando no Brasil.


Olhemos ao nosso redor! A sociedade ocidental decidiu organizar-se sem Deus. Ela está agora entregue às luzes cintilantes e enganadoras da sociedade do consumismo, do lucro a qualquer preço, do individualismo sem medida.