segunda-feira, 23 de abril de 2018

Princípios para Ação Social e Política - Módulo II - Política e Bem Comum


A Oficina Municipal - Escola de Cidadania e Gestão Pública está oferecendo um curso de 8h, totalmente gratuito, entre os dias 02 e 23 de maio. As vagas são limitadas (50 vagas), mas o curso costuma ser transmitido ao vivo na página oficial da escola, no Facebook

sábado, 21 de abril de 2018

A Igreja no México... perseguição outra vez?


CIDADE DO MÉXICO - Padre Juan Miguel Contreras Garcia, padre de 33 anos, foi morto ontem, dia 20 de abril de 2018, ao final da celebração da missa na paróquia São Pio de Pietrelcina, em Tlajomulco, no estado de Jalisco. Outro luto na Igreja mexicana.

Ressurreição: a exaltação da minha pessoa no amor



É muito fácil para nós compreendermos a cruz de Cristo e os acontecimentos da sua Paixão, Morte e sepultamento do que a sua Ressurreição. Os fatos descritos no Tríduo Pascal e na Semana Santa são visíveis, palpáveis, carnais. Todos podemos ver Cristo que lava os pés dos discípulos, reparte o pão e o vinho na última ceia, carrega a cruz, é flagelado e, finalmente, morre crucificado. Podemos reviver e encenar todas essas passagens da vida de Cristo. São visíveis e humanas! 

quinta-feira, 5 de abril de 2018

A Doutrina Social da Igreja: o princípio do bem-comum


Nos próximos posts sobre a Doutrina Social da Igreja (DSI), vamos abordar os quatro princípios que orientam a compreensão que a Igreja tem da realidade social do homem, quais sejam: o bem-comum, a personalidade, a subsidiariedade e a solidariedade. Neste post trataremos especificamente do princípio do bem-comum. Antes, porém, iremos abordar brevemente duas questões fundamentais: a articulação entre os princípios e a necessidade de uma ação orientada por eles. Vale lembrar que, diante dos últimos eventos envolvendo a política nacional e diante, sobretudo, da iminência do pleito de 2018, uma reflexão iluminada pela DSI, pode nos oferecer critérios mais precisos no momento da escolha dos governantes que estarão à frente de processos que poderão culminar em importantes transformações políticas, com suas evidentes consequências nos âmbitos social e econômico.

A Doutrina Social da Igreja: introdução


Vamos começar, com esta, uma série de postagens sobre a Doutrina Social da Igreja (DSI). A intenção é oferecer aos leitores, além de uma visão de conjunto, breve e pontual, da DSI, critérios que permitam a um cristão católico, neste ano de eleições, julgar mais adequadamente as propostas dos diversos candidatos para o pleito que, em 2018, escolherá presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais, para os próximos 4 anos.