terça-feira, 19 de março de 2019

"Há tempos são os jovens que adoecem"


Dizia Renato Russo em sua música:
A medida da maldade
Há tempos são os jovens que adoecem
Há tempos o encanto está ausente
E há ferrugem nos sorrisos
E só o acaso estende os braços
A quem procura abrigo e proteção
Meu amor, disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
Ter bondade é ter coragem
Lá em casa tem um poço mas a água é muito limpa
Guilherme, um dos jovens assassinos de Suzano era filho de dois dependentes químicos e vivia aos cuidados do avô com dois irmãos menores. Tinha abandonado a escola e gastava muitas horas no final da tarde com seu amigo jogando videogames violentos, e provavelmente fazia parte de um grupo da obscura dark web onde transitam fóruns virtuais de traficantes de armas – esse mercado tragicamente florescente no contexto brasileiro atual. 
Esse fato chocante nos coloca uma pergunta: O que aconteceu com o nosso país, conosco e com as nossas famílias? Trata-se de uma crise educacional. 

domingo, 3 de março de 2019

Aprender com a experiência

 [*]

A morte de uma criança que se tornou famosa por ser o neto de um homem que já foi poderoso e agora está na prisão pelos erros cometidos... uma morte que, como ele mesmo o disse, vai contra a lógica natural das coisas, evoca-nos a memória de um célebre sermão que padre Antonio Vieira pregou numa circunstância parecida: a morte prematura de uma jovem princesa da corte portuguesa. No sermão, Vieira afirmava que este fato contrário ao natural ciclo das coisas, se refletido pela consciência humana, aponta para a caducidade e a vaidade do poder temporal e das aparências que, em muitos casos, se tornam metas da existência e da história humanas. Aparências como aquela do poder.