quinta-feira, 29 de março de 2018

A misericórdia que reedifica

Para ajudar a celebrar a Semana Santa, propomos este texto de Luigi Giussani, comentando a peça As sete últimas palavras de Nosso Redentor na cruz, de Franz Joseph Haydn. "O Mistério que faz todas as coisas se mostrou na vida do homem como Amigo e Pai, numa modalidade historicamente definitiva, aquela pela qual Cristo veio."


segunda-feira, 19 de março de 2018

O que é o diálogo, segundo Ratzinger e Giussani

 [*]

Publicamos a tradução de texto publicado no jornal Tempi [1], no último dia 17 de março de 2018. “Para Giussani, a identidade não é o produto do diálogo, mas é seu pressuposto e, assim, a verdade não é o produto da discussão, mas a precede e não deve ser criada nessa, mas encontrada”

quinta-feira, 15 de março de 2018

Em memória de um mártir: para não esquecer


Dez anos atrás, aos 13 de março de 2008, perto do cemitério do distrito de Karama foi encontrado o corpo martirizado de monsenhor Paul Faraj Rahho, arcebispo de Mosul, sequestrado duas semanas antes, por um bando de terroristas islâmicos pouco depois de sair da igreja.

terça-feira, 6 de março de 2018

A violência e o perdão

[*]

O Brasil está na lista dos países mais violentos do mundo. No ano passado foram assassinados 60 mil brasileiros. Por quê? Atribui-se à instabilidade econômica, ao desemprego e à desigualdade de oportunidades. Um grande estudioso do fenômeno da violência afirma que ela não explode por causa da pobreza, mas devido à percepção de injustiça. Ou seja, a violência vem à tona naqueles lugares nos quais as pessoas percebem, com clareza, que estão sendo excluídas do que a sociedade considera um valor e um bem para si. Por isso, é a percepção de exclusão e de injustiça que gera a violência.