segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Quaresma: Deus é misericórdia

Propomos, neste Tempo da Quaresma, a transcrição de uma palestra feita por Luigi Giussani, em 1975, para um grupo de Memores Domini, na Itália [*]. "A Quaresma é o instrumento sacramental para incrementar a conversão, é um tempo que Deus destina a nos dar um ímpeto de transformação maior", confortando-nos com Sua Misericórdia.

Por Luigi Giussani

A oração de ontem à noite [1] chamava a nossa atenção para os dois resultados da conversão: a paixão pelo conhecimento de Cristo (“conhecimento” no sentido pleno e bíblico da palavra), portanto a paixão por Cristo, o amor a Cristo como desejo de adesão a Ele, e, em segundo lugar, as boas obras. A Quaresma é o instrumento – instrumento sacramental – para incrementar essa conversão. Em outras palavras: quando se põe em prática o sinal quaresmal, quando se “aplicam” as indicações pedagógicas em que a Igreja faz consistir o apelo quaresmal, acontece em nós, pela força do Espírito, algo muito maior do que aquilo que nossos esforços habituais poderiam produzir. É um tempo sacramental, é um tempo que Deus destina a nos dar um ímpeto de transformação maior.


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Luigi Giussani e a luta pelo valor da pessoa

Hoje, 22 de fevereiro de 2016, completam-se onze anos da morte do Padre Luigi Giussani, sacerdote italiano fundador do Movimento de Comunhão e Libertação. Propomos um trecho da entrevista com o jornalista Robi Ronza sobre os primeiros trinta anos da história do Movimento, republicado na Itália pela editora Rizzoli BUR (Il movimento di Comunione e Liberazione: 1954-1986, 2014). O texto foca a importância do papel dos cristãos no momento histórico contemporâneo, como sendo essencial para a afirmação do valor da pessoa humana contra as novas, e mais sofisticadas, formas de despotismo.  


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

A beleza de ouvir o outro

Compartilhamos um vídeo preparado pela Comunidade Taizé, em memória de seu fundador, o Irmão Roger (1915-2005). Trata-se de um extrato de entrevistas inéditas do Irmão Roger.


A Comunidade Taizé é uma comunidade ecumênica dedicada à oração, foi fundada pelo Irmão Roger a partir da intuição de que a vida em comunidade e em oração podia ser sinal de reconciliação para o mundo e para as igrejas. Assim ele descrevia sua intuição:
Penso que, desde a minha juventude, nunca perdi a intuição de que uma vida em comunidade pode ser um sinal de que Deus é amor; só amor. Pouco a pouco crescia em mim a convicção de que era essencial criar uma comunidade de homens decididos a dar toda a sua vida, e que procurassem sempre compreender-se mutuamente e reconciliar-se: uma comunidade onde a bondade do coração e a simplicidade estivessem no centro de tudo.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

O vírus Zika e os interesses da ideologia

 
Nas últimas semanas, o Brasil e o mundo estão lidando com o surto do vírus Zika e sua provável associação com a microcefalia. Surto que foi declarado ser epidemia mundial, cuja rápida difusão deve-se também ao descuido que, ao longo de anos, as autoridades sanitárias mundiais tiveram diante dos primeiros sinais da presença do vírus em vários países da África e na Índia. A primeira identificação do vírus ocorreu na Uganda, na Floresta Zika, no longínquo ano de 1947. Agora várias nações do mundo estão correndo para minorar o tempo perdido, diante do fato do vírus estar afetando de maneira maciça diversos países, dentre os quais, em primeiro lugar, o Brasil às vésperas dos Jogos Olímpicos. E, nesse momento, se tem discutido e pesquisado mais pontualmente sua correlação ainda hipotética com a microcefalia.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Family Day: Multiculturalismo e Democracia


O que 2 milhões de pessoas ocupando as ruas de Roma e se concentrando no Circo Máximo e suas imediações, no último dia 30 de janeiro [1], pode ter que ver conosco, no Brasil? Para além da rua como palco de manifestações públicas, para além do fato de vivermos todos num contexto de Democracias plurais, está também em jogo a afirmação de algo que também nos interessa: o valor da família como fundamento para a lei e a sua relação com as bases da vida social.