quarta-feira, 18 de outubro de 2017

A natureza brasileira glorificada no Santuário Nacional de Aparecida


O desvelamento da grande cúpula do Santuário Nacional de Aparecida do Norte na noite da quarta feira dia 11, vésperas da festa de Nossa Senhora Aparecida, finalizou as obras de reforma do Santuário por obra do grande artista brasileiro Cláudio Pastro. A obra da cúpula durou cinco anos. O significado desse espaço concebido por Pastro e realizado em mosaico é o de transmitir o reflexo de Deus na própria natureza, primeiro elemento de santidade do mundo: “Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. N'Ele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.” (Jo 1, 3-4) 

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Os Protomártires do Brasil: missionários e leigos martirizados no Rio Grande do Norte



No próximo domingo, dia 15 de outubro de 2017, serão canonizados os protagonistas de dois martírios coletivos acontecidos no Brasil no período da invasão holandesa, no ao de 1645, nas localidades de Cunhaú e Uruaçu (atual Rio Grande do Norte). 

domingo, 1 de outubro de 2017

O ensino religioso nas escolas: liberdade religiosa como garantia de liberdade e pluralidade - III


Como último trecho dessa série de posts sobre o ensino religioso, trazemos como contribuição um trecho do voto do Ministro Edson Fachin que valoriza especialmente a garantia à liberdade:

O ensino religioso nas escolas: a diferença entre laicidade e laicismo - II


Na quarta-feira, 30 de agosto de 2017, o STF iniciou o julgamento que discute ensino religioso nas escolas públicas do país. Como vimos, o julgamento já teve seu desfecho. Mas, para que não percamos o conteúdo do debate, continuamos propondo a discussão, mostrando os posicionamentos dos juízes, especialmente o voto do Ministro Edson Fachin que, ao rebater os posicionamentos do relator, Ministro Barroso e dos ministros Fux e Weber, afirmou, quanto ao laicismo de seus argumentos: