sábado, 18 de janeiro de 2020

A PERSEGUIÇÃO ANTICRISTÃ NO MUNDO


No dia 15 de janeiro de 2020, a ONG Portas Abertas publicou a WORLD WATCH LIST 2020 (WWL), baseada em pesquisas realizadas entre 1o de novembro de 2018 e 31 de outubro de 2019. Nesta lista, são citados os 50 países onde mais se perseguem os cristãos.
O estudo registra o aumento da perseguição anticristã: Hoje, os cristãos perseguidos aumentaram de 245 para 260 MILHÕES. Substancialmente, 1 cristão a cada 8 sofre um alto nível de perseguição por causa de sua fé.
O primeiro país terra de massacres é a Nigéria, pelas mãos dos pastores de cabra islâmicos fulani, ainda mais letais do que os terroristas do Boko Haram. A República Centro-Africana e o Sri Lanka, com o terrível ataque na Páscoa de 2019, são respectivamente o 2º e o 3º país em número de assassinatos. Além dos assassinatos ligados à fé, desconcerta o aumento considerável da "pressão" sobre os cristãos, em uma mistura de assédio, agressão, violência e discriminação.
WWList 2020 relata as médias dos cristãos perseguidos: 260 milhões; Cristãos mortos: 2.983 (8 por dia). Igrejas e edifícios atacados ou fechados: 9.488 (26 por dia). Cristãos presos sem julgamento e aprisionados: 3.711 (10 por dia). Cristãos sequestrados: 1.052 (2 por dia). Cristãos estuprados ou abusados sexualmente: 8.537 (23 por dia).
Destaca-se o aumento de fechamentos, ataques e destruição de igrejas e edifícios relacionados (escolas, hospitais etc.):  9.488 (comparado a 1.847 no ano anterior), dos quais mais de 5.500 somente na China. O número de cristãos chineses cresceu muito, a ponto de se dizer que supera o número de membros do partido comunista. A China sobe do 27º para o 23º lugar, implementando, entre outras coisas, uma vigilância cada vez mais rigorosa (inclusive tecnológica) das atividades cristãs.
Fica claro o empobrecimento dos direitos humanos que a Índia está enfrentando sob a liderança do Primeiro Ministro Modi: estável em 10º lugar da WWL 2020, o país continua um processo de hinduização (alavancando um nacionalismo religioso promovido pelo partido BJP) que deixa cada vez menos espaço para outras religiões (em particular ao cristianismo através de expulsões e fechamentos de ONGs, missões e atividades sociais financiadas no exterior), bem como um clima de impunidade para aqueles que atacam e violam direitos de cristãos (há cada vez mais ataques a igrejas e cristãos).
A violência anticristã na África está aumentando em Burkina, Nigéria, Mauritânia, Mali, Camarões, Níger e Chade. A condição dos cristãos no norte da África piora, com a Argélia (subindo de 22° a 17°). No Egito, é grave a situação dos sequestros de meninas cristãs coptas.
O cristianismo continua a desaparecer do Iraque e da Síria devido a conflitos e instabilidade. No Iraque, 87% dos cristãos desapareceram desde 2003, enquanto 66% desapareceram de conflitos civis na Síria.

Maiores dados podem ser conferidos em:
https://www.portasabertas.org.br/

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

A Importância da Liturgia para as comunidades leigas - 2


Depois do Concílio Vaticano II e através desse, quis-se disponibilizar e dar a conhecer diretamente aos leigos a Bíblia, os textos patrísticos e os textos das celebrações litúrgicas, através da tradução e do seu livre acesso.
Mas não só isso, o Concílio também mudou a forma como a Igreja concebe a si mesma e sua jornada na história, partindo da compreensão que a Igreja é um povo de Deus que, unido nos diferentes carismas e responsabilidades, recebe através da influência do Espírito Santo, a força para a proclamação de Cristo Senhor do cosmos e da história.
Esta mudança na forma de compreender as responsabilidades entre os leigos e o clero, que ainda estamos experimentando, deixa muitas perguntas sobre como celebrar a fé e o anúncio cristão de forma persuasiva para o ser humano de hoje. Muitas vezes tentamos reconhecer a importância do povo de Deus, onde o Espírito Santo age, clericalizando o leigo, dando-lhe mais tarefas para executar com o padre em celebrações litúrgicas, em vez de ajudar o leigo a viver sua vida de fé através de um acesso mais profundo ao conhecimento da Bíblia, da tradição e da liturgia.
Para este fim, é muito importante o que Romano Guardini diz logo após o Concílio:
"Se as intenções do Concílio forem postas em prática, será necessário um ensino adequado, mas sobretudo uma verdadeira educação e exercício para aprender o ato litúrgico. Esta é a tarefa de hoje: educação litúrgica. Se não se começar, a reforma dos ritos e textos não conseguirá muito."

A necessidade litúrgica nas comunidades leigas e dificuldades

Na América Latina e em países como o Brasil, a falta de sacerdotes e paróquias, o grande crescimento das comunidades evangélicas ou mesmo novas comunidades católicas leigas, são realidades cada vez mais notáveis (sem querer estabelecer aqui uma relação de causa e efeito). Muitos reconhecem que as novas comunidades leigas representam a experiência mais efervescente da Igreja nesses países. Mas é igualmente reconhecido e deve ser enfatizada, a falta de conhecimento litúrgico dos leigos que as animam.
O Concílio Vaticano II diz que a liturgia é culmen et fons da vida de fé. Assim, pode-se dizer, que é impossível viver a fé sem que ela seja expressa de alguma forma através de uma celebração litúrgica; e isso pode ser facilmente verificado nas novas comunidades católicas (e até mesmo evangélicas!). Porque, para viver o pertencimento seus membros, de alguma forma, "inventam" celebrações litúrgicas, com música, gestos, orações, templos, roupas e hábitos próprios. Algumas comunidades, por exemplo, buscam o ideal do apogeu da Igreja do período medieval. Outras reconstroem fora das grandes cidades modernas grandes edifícios em estilo antigo. Igrejas evangélicas constroem templos gigantes, outras retomam alguns hábitos judaicos antigos. Algumas comunidades católicas desenvolveram exercícios físicos e gestuais como uma forma de oração, retomando a tradição da Paideia grega.
E aqui é essencial, embora brevemente, levantar a questão da importância de se conhecer bem a tradição litúrgica. Se tomarmos como exemplo o progresso do conhecimento científico, estudiosos como Thomas Khun dizem que uma nova descoberta surge daqueles que conhecem muito bem o assunto e o que veio antes deles, enquanto ao mesmo tempo, estão profundamente imersos na crise contemporânea (não serve mais o que já sabem ou tem à disposição). Da mesma forma, a tradição litúrgica representa a riqueza de uma experiência humana desenvolvida por um longo tempo de purificação e aprofundamento. Sobrevive o que é mais adequado para responder ao profundo anseio humano de beleza, bem e verdade. O que ajuda mais a rezar e pode ser purificado pela experiência de muitas sensibilidades diferentes, especialmente por aqueles que têm qualidades artísticas excepcionais.
Por exemplo, há uma diferença muito grande entre uma canção litúrgica, uma pintura ou uma escultura que permanecem no tempo por causa da sua qualidade artística e beleza, isto é, por sua capacidade de mover e mudar o coração humano, e as obras de arte, se podemos chamá-las assim, que depois de um pouco de tempo nos cansam e entediam, e com isso são rapidamente esquecidos. Embora não seja possível aprofundar a compreensão dessa diferença neste texto, é importante dizer que essa diferença é fundamental para a liturgia e a ação ritual de uma determinada comunidade.
Muitas vezes comunidades paroquiais ou não, fazem uso de canções, pinturas, esculturas, gestos litúrgicos, inventados e feitos no último minuto por pessoas amigas, mas com poucos dons artísticos e, acima de tudo, pouco conhecimento artístico e da tradição litúrgica. Esse empobrecimento litúrgico, inevitavelmente resulta no empobrecimento da experiência eclesial.
Por isso, é urgente que se criem escolas que ensinem liturgia para os leigos e que se adaptem à realidade daqueles que trabalham ou têm famílias. O ideal seria cursos de liturgia noturnos ou no fim de semana ou cursos on-line específicos para os propósitos daqueles que participam ou incentivam comunidades leigas, paroquiais ou não. Hoje, na realidade brasileira, por exemplo, os cursos de liturgia são ministrados quase exclusivamente para quem faz faculdade de teologia.
Como conteúdo, os cursos de liturgia para os leigos poderiam, além de explicar o que, como, por que se celebra, e aspectos importantes da liturgia da missa, ensinar aos leigos a liturgia das horas, a música litúrgica e a riqueza da tradição. A Igreja desenvolveu, através da experiência da fé leiga, especialmente monástica, uma liturgia muito profunda e rica que tem sustentado homens e mulheres na fé por milênios, mas que hoje é quase desconhecida pelos leigos. É de grande ajuda para as novas comunidades conhecer essa tradição.