quinta-feira, 30 de abril de 2015

Perdão, certeza e alegria de uma menina cristã iraquiana perseguida

Myriam é uma menina iraquiana, refugiada, com sua família, no Curdistão, para se protegerem da perseguição aos cristãos empreendida pelo Estado Islâmico, que tomou posse de sua cidade em 2014.
Ela perdoa os perseguidores, tem esperança de reencontrar a melhor amiga e canta a alegria de estar com o Amado.


segunda-feira, 27 de abril de 2015

Imigração e acolhida: um desafio para Europa e para o mundo

 [*]

De onde nasce o movimento migratório que leva tantas pessoas à morte no Mediterrâneo?
Padre Mussie Zerai, sacerdote da Eritreia que cuida dos migrantes afirma que as causas do êxodo são ligadas às dificuldades da sobrevivência em países cujos governos ditatoriais são extremamente violentos tais como a Eritreia, a Somália, o Sudão do Sul, a Gâmbia, a Síria, o Mali [1]. Em muitos casos os prófugos fogem da perseguição religiosa, por serem cristãos e ameaçados pelo avanço do terrorismo islâmico nas regiões da África e Médio Oriente.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

A liberdade contemporânea em questão: entre patologias e profilaxia

[*]

Na quarta-feira, dia 9 de abril, o Espaço de Cultura e Extensão da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, sediou o primeiro evento do Núcleo Cultural Lux Mundi. Em questão, a educação para a liberdade na sociedade contemporânea.

sábado, 18 de abril de 2015

Em memória dos estudantes de Garissa


Há quinze dias - no dia 2 de abril - acontecia  o massacre de estudantes cristãos no campus universitário de Garissa: balanço 147 mortos e 79 feridos. Suporte para o país foi prometido pelos Estados Unidos e pela União Europeia. Mas faltaram expressões coletivas internacionais de indignação e de solidariedade, como as organizadas, por exemplo, em janeiro, após o atentado terrorista na redação da revista Charlie Hebdo, que viu a adesão de milhares de pessoas, com a participação de dezenas de chefes de estados e de governo do mundo inteiro. Além do mais, observa-se até hoje a quase total ausência de qualquer reação do mundo acadêmico. Esperava-se milhões de velas acesas nas universidades, vigílias organizadas por professores e alunos em cada campus universitário. Nada disso aconteceu. Mas como disse o Papa Francisco no último dia 12 de abril - ao lembrar os 100 anos do extermínio do povo armênio: “aonde não existe a memória é como deixar aberta a ferida. Esconder ou negar o mal é como deixar que uma ferida continue a sangrar sem medicá-la” (Papa Francisco, 12 de abril de 2015)

quarta-feira, 15 de abril de 2015

O festivo da vida

Tempo de Páscoa: descobrir, na beleza d'A grande Páscoa russa de Rimsky-Korsakov, como "tudo é ordenado a um propósito"; como, na nossa vida, penetrou o que dá significado a tudo, o que redime toda a realidade, e toda a vida.


Por Luigi Giussani

Se se sufoca o Mistério como dimensão do próprio relacionamento com as pessoas e com as coisas, toda a realidade se transforma numa farsa, é feita em pedaços, os olhares e as mãos a quebram em partes sem nexo [1].

Debate sobre o livro "A Rosa Branca: a história dos estudantes alemães que desafiaram o nazismo", de Inge Scholl (Ed. 34)

Clique no cartaz para ampliá-lo.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

A vitória que torna o homem contente

 [*]

Os psicólogos nos dizem que nossa racionalidade consciente é apenas a superfície da alma como um todo. Mas nós somos tão solicitados por esse primeiro nível que o profundo já não consegue deixar-se sentir. Esse fato mina definitivamente a saúde do homem, pois ele já não sente o que é autêntico, não é mais ele mesmo quem vive, mas é vivido por aquilo que é casual e superficial.