quarta-feira, 28 de setembro de 2016

"Prefiro as FARC no Congresso do que causando dor"

Reproduzimos uma entrevista publicada no último dia 26 de setembro de 2016, no caderno Internacional de O Estado de São Paulo, que relata como a colombiana Fabiola Perdomo, mulher de um dos 11 deputados sequestrados e mortos pelas FARC, em 2002, ouviu o pedido de perdão dos guerrilheiro.


Por Fernando Simas

"Prefiro ver as Farc no Congresso, transmitindo suas visões por meio de palavras e debates do que vê-las no campo atirando e causando mais dor." Essa é a opinião de Fabiola Perdomo, mulher de um dos 11 deputados de Valle de Cauca sequestrados pela guerrilha em 2002. Como parte do processo de paz, há duas semanas, as Farc pediram perdão pela primeira vez e assumiram total responsabilidade pela morte dos deputados, ações que levaram Fabíola a ter certeza de que a guerrilha mudou e a decidir fazer campanha pelo "sim" no plebiscito de 2 de outubro para saber se a população ratifica o acordo. 

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Uma corda que canta

Em tempos de crise - econômica, política... mas, sobretudo moral -, Giussani, ao falar de duas obras de Heitor Villa-Lobos, acaba nos propondo um caminho de juízo: "A estética é um relacionamento, é um meio com o qual o Criador nos faz alcançar a sua ética. Alguém que não tem sensibilidade não tem ética. A beleza é o esplendor da verdade e a verdade é o esplendor do Pai. Só um fascínio de beleza move, comove. Sem estética, sem o choque estético, não é possível caminhar em direção à perfeição, amar a perfeição."
 
 
 
Por Luigi Giussani

Frequentemente ouço, sem me cansar, o Prelúdio n.1 e o Estudo n.11 de Villa-Lobos [1]. Dizem a mesma coisa, mesmo sendo peças diferentes: mais viva a primeira e mais dramática a segunda.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Terremoto na Itália: por onde recomeçar? O amor é mais forte do que a destruição e a morte


O terremoto que, no dia 24 de agosto, devastou e destruiu cidades inteiras do Centro da Itália (as regiões do Lácio, Marcas e Úmbria) compreendeu mais de três mil eventos sísmicos, sendo que o tremor da terra ainda continua. Isto provocou um total de cerca 300 mortos e quatrocentos feridos, alguns dos quais em estado grave. Ainda hoje se procuram corpos de pessoas desaparecidas. Mas, junto ao desamparo e a morte, se levantou um movimento enorme de solidariedade e cuidado que permitiu salvar 204 vidas humanas retirando-as de debaixo dos escombros. Assim como a terra continua tremendo, não cessa a solidariedade para com as populações atingidas.