quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Igreja, CEBs e Política


Recentemente houve um Encontro intereclesial das Comunidade Eclesiais de Base (CEBs) que terminou por levantar uma questão fundamental para a Igreja no Brasil: em que medida os membros da Igreja, sobretudo seus sacerdotes e bispos, devem se envolver com um partido político em particular? 

Trabalho e escravidão


É recente a polêmica acerca da decisão de Amazon, que visando acelerar a busca e entrega por produtos armazenados pelos seus funcionários, passou a impor-lhes o uso de uma pulseira wireless, capaz de monitorar com precisão todos os gestos realizados, vibrando para orientá-las na direção certa e, de fato, controlando todos os seus movimentos. O sistema é baseado em três fatores: 1) a pulseira usada pelo trabalhador que se comunica com os 2) transdutores ultrassônicos posicionados no meio ambiente e 3) um “módulo de gerenciamento” que permite movimentos de rastreamento. O próximo passo seria a automação total dos processos que, então, transformaria os homens em máquinas controladas [1]. 

sábado, 10 de fevereiro de 2018

Peregrinando para Casa


No último dia 5 de fevereiro de 2018, respondendo ao interesse dos leitores do jornal italiano Corriere della Sera por sua saúde, o Papa Emérito Bento XVI escreveu uma resposta que foi publicada naquele jornal, no dia seguinte, na coluna do escrito Massimo Franco. Publicamos a tradução da matéria e da carta na sua íntegra.