domingo, 3 de dezembro de 2017

O povo que cria a história

Neste tempo de crise - moral, política, cultural - em que vivemos, mais do que nunca precisamos nos lembrar de que "esta é a vitória que vence o mundo: a fé, reconhecer esta Presença", Cristo Jesus.


segunda-feira, 20 de novembro de 2017

A dignidade do trabalho humano


A reforma trabalhista e a Portaria 1.129/17 do Ministério do Trabalho apresentam pontos de evidente retrocesso com relação ao processo de dignificação do trabalho humano no Brasil. Como publicamos em postagens anteriores, a questão do valor do trabalho humano é decisiva para a sociedade e a política brasileira. Sem isto nunca haverá real democracia. Diante da gravidade do momento, queremos repropor trechos de um texto de Luigi Giussani, de 1987, que nos parecem muito significativos para os tempos atuais por evidenciarem o que está, em última instância, em jogo nesta discussão e por colocar a importância do empenho da Igreja e suas expressões associativas em prol da dignificação do trabalho e contra toda instrumentalização desumanizadora, como também a importante relação disto com a política e com a democracia. [1]

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

A natureza brasileira glorificada no Santuário Nacional de Aparecida


O desvelamento da grande cúpula do Santuário Nacional de Aparecida do Norte na noite da quarta feira dia 11, vésperas da festa de Nossa Senhora Aparecida, finalizou as obras de reforma do Santuário por obra do grande artista brasileiro Cláudio Pastro. A obra da cúpula durou cinco anos. O significado desse espaço concebido por Pastro e realizado em mosaico é o de transmitir o reflexo de Deus na própria natureza, primeiro elemento de santidade do mundo: “Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. N'Ele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.” (Jo 1, 3-4) 

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Os Protomártires do Brasil: missionários e leigos martirizados no Rio Grande do Norte



No próximo domingo, dia 15 de outubro de 2017, serão canonizados os protagonistas de dois martírios coletivos acontecidos no Brasil no período da invasão holandesa, no ao de 1645, nas localidades de Cunhaú e Uruaçu (atual Rio Grande do Norte). 

domingo, 1 de outubro de 2017

O ensino religioso nas escolas: liberdade religiosa como garantia de liberdade e pluralidade - III


Como último trecho dessa série de posts sobre o ensino religioso, trazemos como contribuição um trecho do voto do Ministro Edson Fachin que valoriza especialmente a garantia à liberdade:

O ensino religioso nas escolas: a diferença entre laicidade e laicismo - II


Na quarta-feira, 30 de agosto de 2017, o STF iniciou o julgamento que discute ensino religioso nas escolas públicas do país. Como vimos, o julgamento já teve seu desfecho. Mas, para que não percamos o conteúdo do debate, continuamos propondo a discussão, mostrando os posicionamentos dos juízes, especialmente o voto do Ministro Edson Fachin que, ao rebater os posicionamentos do relator, Ministro Barroso e dos ministros Fux e Weber, afirmou, quanto ao laicismo de seus argumentos:

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

O ensino religioso nas escolas: pluralismo e não homologação - I


Na quarta-feira, 30 de agosto de 2017, o STF iniciou o julgamento que discute o ensino religioso nas escolas públicas do país. Para o ministro Luís Roberto Barroso, relator da ação, o ensino religioso nas escolas públicas brasileiras deve ter natureza não confessional, isto é, desvinculado de religiões específicas, além de, segundo ele, dever ficar proibida a admissão de professores para atuar na qualidade de representantes das confissões religiosas.

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

A responsabilidade política de cada um de nós


Diante dos acontecimentos recentes da vida "política" de nosso país (se "política" pode ser chamada a barganha voltada para a manutenção do poder a qualquer custo), assistimos a reações de desânimo e de acomodação por parte da sociedade civil. A rotina parece continuar como se nada estivesse acontecendo; e a justificativa é a de que nada pode ser feito diante da  ganância e da força de quem tem poder.

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Comer: a importância da atenção plena e a sublimidade do instante


Comer hoje se tornou um problema. O número de pessoas que vive esse gesto fundamental para vida como um momento problemático, porque engordativo, cresceu muito em todo o mundo. No Brasil já existem cerca de 50% dos adultos com excesso de peso. Um grande problema para a saúde e para a qualidade de vida!

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Apagar a evidência dos acontecimentos: o que isto tem que ver com o estudo da História?


O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, da Lava Jato disse, dia desses, em sua página no Facebook:
O cúmulo do cinismo é a cegueira intencional da maioria dos ministros do TSE em relação à corrupção exposta pelo acordo do MPF com a Odebrecht. Deve-se parar de fingir que nada aconteceu. Deve-se parar de desejar a retomada da economia, ou pior, a manutenção desse ou daquele partido no poder à custa da verdade.
Estamos diante de uma situação histórica em que se tenta negar a realidade dos fatos em favor de uma ideologia cujas preocupações se voltam apenas à sustentação de interesses individualistas e egoístas, que, portanto, não visam ao bem comum.  

quarta-feira, 7 de junho de 2017

A mentira e a redução materialista: há saída?

[*]

No último ano, um objeto voador cruzou a atmosfera terrestre trazendo ares de novidade nunca experimentados desde a última aparição do Halley. Seu nome: pós-verdade. Tal qual o cometa, porém, que já passara próximo a terra alguns milhares de vezes, o tal fenômeno tinha de novidade apenas a aparência e a capacidade de confundir os incautos. Os demais, esses já o conheciam de longa data pelo seu nome de batismo: mentira. Sabiam, também, que ela estava na origem de todas as crises atuais e que sua condenação se multiplicava na mídia. E, no entanto, ela segue no epicentro dos telejornais, sendo sua maior vítima o próprio homem. Se é fato sabido que uma vida na mentira trará apenas sofrimento e que sua convivência com a felicidade é impossível, como é possível que alguém escolha conviver com seu próprio algoz? Afinal, quem poderia ser tão burro a ponto de fazer uma escolha dessas?

segunda-feira, 5 de junho de 2017

O grito da incompletude

Tendo encerrado, há alguns dias, o mês mariano, mas ainda dentro do Ano Mariano decretado pela Igreja do Brasil, propomos este texto de Luigi Giussani, tirado da Coleção Spirto Gentil. Em meio a todas as tentativas para se encontrar uma saída para as várias crises que vimos atravessando, não podemos perder de vista o que diz a oração citada por don Gius: “Deus, nossa força e nossa esperança, sem Vós, nada existe de válido e de santo”.




sexta-feira, 2 de junho de 2017

A política é a maior forma de caridade


A Doutrina Social da Igreja, quando trata da ação eclesial e dos compromissos a que os cristãos leigos são chamados, deixa claro que o “serviço à política” é um dever do cristão na medida em que se trata da “expressão qualificada e exigente do compromisso cristão ao serviço dos outros” [1], iluminado pelo “primado da caridade, ‘sinal distintivo dos discípulos de Cristo’ (cf. Jo 13,35)” [2]. Não faz muito tempo, o Papa Francisco retomou esse pensamento, que alia política à caridade, em um discurso seu [3]. Seria bem compreensível se a nossa primeira reação, ao ouvir falar dessa maneira de política, fosse virar o rosto com desânimo ou desgosto: “impossível!” – diríamos – “No Brasil, nunca será assim!”. Mas, certamente, esta não é uma postura cristã.

sábado, 27 de maio de 2017

Esta é a hora da sociedade!


Está escancarada aos olhos de todos os brasileiros a evidência de que o sistema político do país é, em grande parte, permeado pelo vício da corrupção; enquanto, neste momento, busca-se a sustentação a partir de acordos internos que, de alguma forma, levariam a preservar os merecedores de punições justas; ao mesmo tempo, busca-se manter a permanência desse mesmo vício. Essa tendência está sinalizada, sobretudo, nas informações recentes, veiculadas em diversos jornais, quanto ao projeto de lei que acaba com o foro privilegiado (que, da forma como foi aprovado, após tramitação no último dia 26 de maio, visa à preservação de presidentes e ex-presidentes), ou a discussão do projeto sobre abuso de autoridade, que também está tramitando no Congresso Nacional. Claro que isto leva a população a uma desconfiança generalizada nesse tipo de política e de políticos. A imprensa, em parte por eles financiada, não consegue ter orientações claras a respeito; pelo contrário há ambiguidades e não pouca ausência de isenção nos posicionamentos da maior parte da imprensa nacional.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Sobre Baleia Azul e o seriado Thirteen Reasons Why: um desafio para pais e educadores


Por Rodrigo Borgheti

Nas últimas semanas, temos acompanhado, com preocupação, pelos diversos meios de comunicação e redes sociais, as consequências nefastas do jogo chamado Baleia Azul em todo mundo. Isso tem preocupado pais educadores de todo o Brasil e exige de nós um posicionamento preventivo urgente.

domingo, 9 de abril de 2017

A Semana Santa, segundo Padre Virgilio Resi

Propomos, para esta Semana Santa, uma série de reflexões do Padre Virgilio Resi falando de cada um dos dias da Semana Maior, explicando o sentido do que se celebra.


quarta-feira, 5 de abril de 2017

O canto que é experiência da fé

Às vésperas da Semana Santa de 2017, propomos mais esse texto de Luigi Giussani, tirado da Coleção Spirto Gentil. E, com Giussani, dizemos: "Que estes cantos, com o fascínio de sua beleza e verdade, com a facilidade com a qual provocam a comoção, introduzam o nosso coração estavelmente, eduquem o nosso coração à consciência da Sua Presença, à vibrante percepção do Seu amor por nós e o abram à resposta".



Por Luigi Giussani
Que impacto de beleza e de verdade nos dão estes cantos! [1] Que intensa e viva devoção provocam em nós. Comovem, movem a uma piedade sincera e profunda. A pietas filipina é a única verdadeira pietas popular do século XVI. São Filipe Neri soube suscitar um espírito religioso autêntico. E, de fato, estes cantos são a expressão de um coração profundíssimo e ao mesmo tempo simplicíssimo.

sábado, 11 de março de 2017

Brasil: uma história de pilhagem e de falta de amor ao trabalho


“Perde-se o Brasil, Senhor (digamo-lo em uma palavra) porque alguns ministros de Sua Majestade não vêm cá buscar nosso bem, vêm buscar nossos bens.”
As palavras de P.e Antonio Vieira pregadas em Salvador, em 1641, diante do Vice-Rei, Marques de Montalvão, possuem uma impressionante atualidade. Na continuidade do discurso, Vieira define a origem do mal que assombra o Brasil, a atitude de “tomar o alheio”. O alheio é o bem comum que não pode ser instrumentalizado em benefício de um único indivíduo. E usa a tradicional analogia da medicina do corpo para definir este mal como uma doença que acomete o coração da república e cria aquela desordem do corpo social e político que, por um lado, leva à impunidade (faltando a justiça punitiva) e, por outro, à injustiça (faltando a justiça distributiva). 

sexta-feira, 3 de março de 2017

O sentido da Quaresma


Por Luigi Giussani

Vem o tempo em que a Palavra, o discurso cristão deve nascer do nosso olhar pessoal para Jesus Cristo. De fato, Jesus é a palavra que está no ápice da meditação quaresmal. [1]

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

A misericórdia segundo Mel Gibson

  [*]

O filme de Mel Gibson Até o ultimo homem lançado em 2016, ano do Jubileu da Misericórdia, propõe, através da ficção cinematográfica, a memória de um acontecimento da Segunda Guerra Mundial, em um dos momentos mais sangrentos e desesperadores do evento bélico. Através desta reproposição, o diretor Mel Gibson parece querer reafirmar, através de um testemunho real, a possibilidade de vivenciar a Misericórdia num contexto que parece construído para negá-la, marcado pelo total embrutecimento humano que leva os homens a se destruírem reciprocamente e a inventar formas cada vez mais sofisticadas para fazê-lo, como evidenciado em muitas cenas do filme.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

É a ausência de um ideal que produz confusão

 [*]

Indiscutivelmente estamos vivendo tempos difíceis, e muitos são os sinais disso neste início de 2017. Diante das circunstâncias, podemos ser dominados por um senso de impotência e de desesperança que abriria as portas para a passividade e a indiferença.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Banco-Móvel e WhatsApp: a genialidade humana que brota dos pobres e excluídos

[*]

Ninguém é tão pobre que não tenha nada para dar, nem tão rico que não tenha nada para receber. Duas experiências recentes dão testemunho da incomensurável genialidade do ser humano que, através do dinamismo da sua liberdade, pode sempre construir um mundo melhor. Por isso, devemos reconhecer a dignidade que cada ser humano possui, em qualquer condição ele se encontre; e por isso também devemos sempre respeitá-lo. A visão moderna – que, aliás, se inspira num sofismo grego – segundo a qual quem é rico tem dignidade e quem é pobre não tem (ou pelo menos não tem no mesmo nível) é falsa, ilusória e, sobretudo, não lê a realidade adequadamente.