sábado, 30 de maio de 2015

Sub tuum praesidium




Terminado o mês de maio - o Mês de Maria - propomos a mais antiga oração mariana que se conhece: Sub tuum praesidium. O manuscrito acima foi encontrado em 1917 e permitiu a reconstituição da oração que teve origem, no Egito, entre os anos 250 e 258, e se espalhou por todas as Igrejas do Oriente e do Ocidente.

Sub tuum praesidium
À vossa proteção recorremos Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas Em nossas necessidades, Mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Ó Virgem gloriosa e bendita!

Abaixo, a melodia gregoriana do século VI.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Salário versus Felicidade

[*]

A questão se dinheiro ou riqueza compram felicidade tem sido objeto de muitos estudos ultimamente. Uma pesquisa nos Estados Unidos que entrevistou mais de 450 mil pessoas revelou dados muito interessantes [1]. Este estudo avaliou dois âmbitos da experiência humana: bem-estar emotivo (também denominado experiência de felicidade) que se refere à qualidade da vida cotidiana das pessoas e a frequência e intensidade de experiências de alegria, fascínio e também ansiedade, tristeza, raiva e experiências afetivas descritas com agradáveis ou desagradáveis; e autoavaliação da própria vida que se refere ao pensamento que uma pessoa emite sobre a própria vida.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Crise também na educação


Nas últimas semanas, são notícias cotidianas: as greves dos professores em vários estados do país, a crise da Universidade de São Paulo, os problemas financeiros de várias universidades públicas no Brasil. Tudo isto nos remete, mais uma vez, ao grave e crônico problema da educação no país. E a crise geral deste momento evidencia ainda mais sua gravidade.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Sou sineiro das almas...

No último dia 3 de maio, em Olinda, Dom Fernando Saburido, em missa celebrada na Igreja da Sé, deu abertura ao processo de beatificação e canonização de Dom Hélder Câmara (1909-1999). Conhecido como "Dom da Paz", por sua doutrina da não violência evangélica, o arcebispo cearense, da Ordem Franciscana Secular, era poeta e foi chamado por João Paulo II de "irmão dos pobres e meu irmão". Publicamos um vídeo disponível no YouTube que reúne fotos de Dom Hélder, o "sineiro das almas".
 
Gostaria de subir
à torre da Matriz
para estudar de perto
os sinos
e ver, e descobrir
o que dá
a cada um
seu som inconfundível
e o que dá
ao conjunto
a impressão harmoniosa
difícil de esquecer.
A escada é íngreme
e interminável...
Mas terei que subir
_ sou sineiro das almas
e de cada uma
e de todas
gostaria de arrancar
os sons
mais agradáveis ao Senhor.