quarta-feira, 18 de outubro de 2017

A natureza brasileira glorificada no Santuário Nacional de Aparecida


O desvelamento da grande cúpula do Santuário Nacional de Aparecida do Norte na noite da quarta feira dia 11, vésperas da festa de Nossa Senhora Aparecida, finalizou as obras de reforma do Santuário por obra do grande artista brasileiro Cláudio Pastro. A obra da cúpula durou cinco anos. O significado desse espaço concebido por Pastro e realizado em mosaico é o de transmitir o reflexo de Deus na própria natureza, primeiro elemento de santidade do mundo: “Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. N'Ele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.” (Jo 1, 3-4) 

A Árvore da Vida na cúpula sob o altar central repropõe o centro da fé cristã: Jesus Cristo. Por isso, a árvore tem como extensão a cruz vazada, com 8 metros de altura, simbolizando o caule ou o grande tronco dessa árvore.
A celebração de descerramento foi presidida pelo Arcebispo de Diamantina (MG), Dom Darci Nicioli, que lembrou aos devotos presentes no Santuário que fazer memória dessa história é contemplar o futuro com um olhar de esperança. O arcebispo pediu a intercessão de Nossa Senhora pela situação atual do Brasil: “Como estamos necessitados de esperança nesse Brasil! O trem da vida do nosso Brasil está desgovernado. Ajudai-nos! Iluminai-nos com a luz de vosso Filho”.
Dom Darci afirmou em sua homilia: “Aqui é um pedacinho do céu, assim o romeiro identifica esta casa. Este pedacinho do céu ganhou mais cores, o céu dessa Basílica ganhou mais vida. Hoje desvelamos a grande cúpula deste santuário dedicado a Santa Mãe de Deus. O espaço nos ajuda a rezar. O espaço é catequético”, afirmou.
Os devotos presentes no Santuário se encantaram com toda beleza e colorido da cúpula central. A primeira foto mostra a surpresa dos artesãos italianos que realizaram em Veneza os mosaicos que reveste a cúpula e que de lá vieram.  
Veja as fotos dos momentos centrais da cerimônia:












Nenhum comentário:

Postar um comentário